Skip to content
o que é melatonina e para que serve

O que é melatonina e para que serve: benefícios e efeitos colaterais explicados 

O que é melatonina e para que serve? Trata-se um hormônio natural produzido principalmente pela glândula pineal, uma pequena estrutura localizada no cérebro. A melatonina é como um “relógio” que atua na regulação do ciclo sono-vigília e do ritmo circadiano, que são os padrões biológicos do corpo que operam em um ciclo de 24 horas.  

A melatonina ajuda a regular nosso horário de sono e nos faz sentir mais descansados e prontos para o dia seguinte. Mas ainda há muito a ser descoberto sobre todos os seus efeitos no corpo humano. 

Mesmo sendo produzida naturalmente plo organismo, existe uma versão sintética do hormônio do sono, e seu uso tem se tornado cada vez mais popular como um auxílio para dormir. Quase dois terços dos adultos americanos tomaram suplementos de melatonina, e a utilização entre crianças e adolescentes está aumentando.  

Neste artigo, vamos explicar o que é melatonina e para que serve, como a substância funciona, benefícios, efeitos colaterais e como estimular naturalmente a produção do hormônio. Confira! 

O que é melatonina e para que serve? 

A melatonina é uma substância química natural que ajuda a regular o relógio biológico do corpo. A produção desse hormônio acontece, principalmente, na glândula pineal, situada no centro do cérebro, e só acontece na ausência de luz. O objetivo é preparar o organismo para dormir. 

Estudos mostram que a produção de melatonina atinge o pico por volta das 3 horas em condições ambientais normais. Essa liberação ajuda a reduzir a temperatura corporal e a pressão arterial, preparando o corpo para o sono. 

Quando o sol nasce e a claridade reaparece, a fabricação do hormônio é interrompida, preparando o corpo para despertar, executar as atividades de rotina e se manter em alerta. 

A principal função da melatonina é regular o nosso ciclo de sono, mas a substância também vem sendo estudada por melhorar o sistema imunológico, diminuir o envelhecimento das células, por atuar na prevenção de infartos e até na redução da hipertensão arterial à noite. Pesquisas também investigam se a melatonina serve para ansiedade e para o tratamento da depressão. 

mulher dormindo
O pico de produção de melatonina acontece por volta das 3 horas.

Quais os benefícios da melatonina? 

Conhecida por seu papel na regulação do sono e do ritmo circadiano, a melatonina também exerce efeito em outros aspectos da nossa saúde. Confira alguns benefícios! 

Regulação do sono 

O hormônio atua como um ajudante natural para o sono. Estudos já demonstraram que é eficaz para pessoas que sofrem de insônia ou têm dificuldades para adormecer. A suplementação de melatonina pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, promovendo um descanso mais profundo e restaurador. 

Alívio do jet lag 

A melatonina natural ou suplementada contribui para ressincronizar o ciclo de sono-vigília após viagens com mudança de fuso horário. O jet lag surge quando o nosso relógio biológico está fora de sincronia com o novo fuso horário. Mas isso não acontece só em viagens. Pessoas que trabalham em turnos noturnos e de madrugada também podem apresentar sintomas de jet lag, pois estão ativas nos horários em que normalmente estariam dormindo.  

Estudos realizados com pessoas que viajaram por cinco ou mais fusos horários descobriram que a melatonina provavelmente conseguiu reduzir os sintomas do jet lag.  

Antioxidante e proteção celular 

A melatonina também atua como antioxidante, contribuindo para neutralizar os radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar danos às células. Ao proteger as células dos danos oxidativos, o hormônio pode atuar na prevenção de doenças e no envelhecimento precoce. 

Fortalecimento do sistema imunológico 

A melatonina é classificada com um antioxidante natural com propriedades antienvelhecimento significativas. Alguns estudos sugerem que a substância pode ter papel na modulação do sistema imunológico, ajudando a fortalecer as defesas do corpo contra infecções e doenças.  

“A melatonina tem o valor terapêutico potencial para aumentar a função imunológica em indivíduos idosos e em pacientes em um estado imunocomprometido”, mostra estudo que relacionou o hormônio à função imunológica e ao envelhecimento. 

Quais são os efeitos colaterais da melatonina? 

Embora a melatonina seja geralmente segura e bem tolerada, especialmente quando usada em doses baixas, por curtos períodos e com acompanhamento médico, ela pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas.  

Os efeitos mais comuns incluem dor de cabeça, tontura, náusea e sonolência diurna. Outras consequências menos citadas são sonhos ou pesadelos vívidos, irritabilidade, dores de estômago, diarreia, constipação, perda de apetite e mudanças de humor. 

Converse com seu médico antes de iniciar o uso de suplementos de melatonina, principalmente se você tiver problemas de saúde ou estiver em tratamento com outros medicamentos. A quantidade de melatonina nos suplementos disponíveis pode variar, e seu médico poderá indicar a dose recomendada para o seu caso.  

Como melhorar a produção de melatonina naturalmente? 

Alguns alimentos são capazes de aumentar naturalmente os níveis de melatonina no organismo, dispensando, muitas vezes, a suplementação. 

Ingerir alimentos ricos em triptofano é uma forma de turbinar a melatonina. O triptofano é um aminoácido que ajuda na produção da serotonina, que se liga a algumas enzinas para fabricar a melatonina.   

Frango, salmão, ovo, espinafre, leite, banana e amendoim contêm triptofano.  

frutas e grãos
Alimentos ricos em triptofano.

Tomar um banho quente antes de dormir pode aumentar os níveis de melatonina no organismo. Isso acontece porque, após um banho quente, o corpo relaxa e os níveis de cortisol tentem a diminuir, contribuindo para o aumento da melatonina. 

Criar um ambiente de sono confortável também ajuda, pois um quarto escuro, silencioso e fresco favorece um descanso reparador. 

A exposição às luzes artificiais à noite pode interferir na produção de melatonina. Por isso, limite o uso de telas antes de dormir, incluindo celulares, televisores e computadores.   

Entender o que é melatonina e para que serve nos permite compreender melhor a importância desse hormônio na regulação do sono e na manutenção do ritmo circadiano. Se você gosta de conteúdos que envolvem sono e saúde, não deixe de conferir os nossos artigos. Clique na imagem abaixo para ler sobre como melhorar a qualidade do seu descanso! 

cta banner qualidade do sono

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar